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segunda-feira, 29 de março de 2010
Inclusão Pedagógica muito além da Inclusão Social
Muito se tem falado em Inclusão no ambiente escolar. Mas percebo que o simples fato de manter o sujeito em sala de aula e procurar inclui-lo em atividades e brincadeiras não é o suficiente.Acredito que a Inclusão só existe de fato quando a instituição escolar ultrapassa os limites da inclusão legal e procura promover a inclusão pedagógica do sujeito.
Por inclusão pedagógica, compreendo o desenvolvimento de um trabalho pedagógico em sala de aula e extra sala de aula, que tenha por objetivo instrumentalizar o sujeito com um quadro conceitual que o aproxime de uma leitura critica do mundo. Portanto, não podemos trabalhar apenas no sentido de cumprir uma legislação, praticando apenas a Inclusão comprometida com o Ser Social, onde o trabalho é limitado à atribuição de um conceito médio para que o sujeito passe de um ano escolar para o outro e obtenha um diploma de formação Básica. É urgente e necessário que a instituição escolar reconheça o significado social e humano de seu trabalho, desenvolvendo atividades que ultrapassem aquilo que a lei determina, valorizando o sujeito como um ser pensante e com possibilidade de atuação social em diferentes esferas.
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