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quarta-feira, 7 de abril de 2010
Inclusão Possível - construindo um processo
Hoje ao corrigir as provas de meus alunos, deparei-me com uma agradável surpresa. Uma aluna que apresenta grande dificuldade para análise e compreensão conseguiu atingir uma nota muito próxima da média. O 5,0 que atribuí ao corrigir aquela prova, para mim teve sabor de 10.
Há mais de 2 anos acompanho a luta de X para atingir as metas que a escola impõe e que ela e sua família tanto sonham em atingir.Ora, essa meta não leva em conta as especificidades e X está no campo das especificidades e como tal precisa ser reconhecida e respeitada.
Como falei em artigo anterior, não acredito em uma inclusão que se faz apenas no social. Como profissional da Educação quero a superação das minhas próprias dificuldades e por isso fui a procura de conhecimento para estar apta e sofrer menos diante das especificidades que surgem em meu caminho. Não quero simplesmente fingir que faço um bom trabalho, quero fazer um excelente trabalho.
Enfim, além de trabalhar de forma mais didática e pedagógica, procurei elaborar um instrumento de avaliação que privilegiasse as Habilidades e Competências dos alunos, por isso foi uma prova bem diversificada onde apareceram questões ultra-objetivas 20% da prova(grau 1 de dificuldade); questões objetivas 30% (grau 2 de dificuldade) e as questões relacionais 50%(grau 3 de dificuldade).
A aluna obteve um excelente desempenhos nas questões ultra-objetivas e um desempenho razoável nas questões objetivas. Comparando a aluna X com a turma, isso não tem nada de extraordinário, mas quando a aluna X é comparada com ela mesma. Uau!!! O progresso foi excelente e serviu para me sinalizar um caminho a ser seguido.
Mas, acredito que o mais importante, fortaleceu a auto estima da aluna X, que ficou feliz mas disse que ainda não foi o suficiente. Espero que um dia ela compreenda, o importante é estar bem consigo mesma e não apenas diante dos outros.
Em meu processo de investigação, descobri que não existe uma formula. Mas existem caminhos a serem trilhados por aqueles que não tem medo da jornada.
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