Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada pela vida, família, gato, amigos e pelo prazer de descobrir.

AMIGOS

sábado, 19 de julho de 2008

Re-visitando Paraty




Essa ai na foto sou eu, totalmente encantada com a cidade de Paraty vista do alto da trilha que vai para o Forte Defensor Perpétuo, o único que existe hoje na cidade.
O Forte foi construído em 1703 para proteger a cidade das invasões dos piratas . Para alguns historiadores, o Forte deu origem ao primeiro núcleo do povoado que inicialmente era conhecido como Vila Velha. Em 1822, o Forte passou a chamar-se Defensor Perpétuo em homenagem ao Imperador D. Pedro I.
Sem grandes reflexões, o momento era para entregar-se às energias circulantes e viajar ao passado. Por instantes fiquei imaginando a efervescência daquele lugar no século XVIII: os escravos realizando suas tarefas cotidianas, os senhores acompanhando tudo de perto a fim de impedir o desvio dos lucros da Coroa, os filhos das camadas mais pobres correndo e brincando nas ruas lavadas pelas águas da maré, as senhoras ensinando suas filhas a comportarem-se como damas parisienses ou inglesas.
Observar a cidade de Paraty provoca o imaginário e convida a sair do lugar comum para desvendar os mistérios do passado que impregnam os espaços da realidade próxima, é como se existisse um portal ligando duas dimensões da realidade: passado e presente misturam-se em uma espécie de déjà vu.
Gosto de re-visitar Paraty em minhas viagens reais e imaginárias, é como se encontrasse ou retornasse ao meu cantinho no mundo, um lugar para simplesmente ser e sentir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário