A motivação individual depende 80% da capaciade de ação do indivíduo. Os fatores externos: colegas, amigos, família, empresa, chefia, sociedade e tudo mais exerce menor influência. Portanto, para que um indivíduo esteja motivado a fazer algo é necessário vontade, interesse e inciativa para sair do lugar comum.
Já que os fatores externos não são os determinantes da motivação individual, pode-se concluir que ambientes de trabalho maravilhosos, amplos, arejados e cheios de facilitadores para as atividades diárias não impedem que os indivíduos que ali trabalham sejam desmotivados.
Ninguém é capaz de motivar alguém a realizar alguma coisa, se esse alguém não tiver interesse ou necessidade de aprender. Então, o que fazer para acionar os fatores motivadores internos do indivíduo? Talvez um primeiro passo seja provocar o interesse e gerar uma necessidade no indivíduo; um segundo passo, é saber alimentar o interesse e a necessidade através de situações problema, provocando a criatividade e o raciocínio lógico e por último, valorizar as descobertas e avanços do indivíduo para que ele busque a superação e avance para novos problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário