Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada pela vida, família, gato, amigos e pelo prazer de descobrir.

AMIGOS

sábado, 16 de agosto de 2008

O Amor Romântico e a Prática Social- Uma Introdução


A reflexão de hoje ainda não está concluida, é apenas uma introdução a uma série de conexões e descobertas em busca da compreensão do mito do amor romântico.


O ser humano é complexo e tentar compreender seu universo de relações é tarefa difícil, basta considerarmos os diferentes fatores que interferem e possibilitam a construção da subjetividade.
No processo de construção de sua subjetividade, o ser humano estabelece relações interpessoais carregadas de crenças, códigos e valores culturais e sociais historicamente determinados. No encontro de uma relação de casal, homens e mulheres buscam uma adequação de seus universos de valores, lutando para permanecerem juntos e ao mesmo tempo, respeitarem a autonomia, a liberdade e o crescimento pessoal de cada parte. Talvez, a tarefa mais difícil do “viver junto” seja equilibrar a subjetividade com os valores sociais previamente determinados.
Não podemos desconsiderar que as formas de amor, de casamento, de sexualidade evoluem, e modelos já constituídos, são postos em discussão constantemente. Novos paradigmas são instituídos e cada vez mais o espaço para novos arranjos relacionais se expande na busca de maior bem estar.
Procurar compreender ou discutir a relação de casal, significa pensar num espaço de intersecção de dois indivíduos que precisam aprender a conviver e construir suas subjetividades, trocando e convivendo com valores sociais herdados de suas origens familiares e sociais. Portanto, quando se está numa relação a dois deve-se considerar que há um espaço de construção subjetiva individual em intersecção com o social, que está diretamente ligada à dinâmica estabelecida na relação de casal. “Somos frutos de um casal, vivemos como casal, estamos rodeados de casais e, no entanto, é surpreendente a nossa dificuldade de falar concretamente sobre o casal”.(CAILLÉ, 1994:19)

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário